terça-feira, 21 de julho de 2015

A DIFERENÇA ENTRE A HIPÓTESE DE ESCRITA E A HIPÓTESE DE LEITURA

Fatores que interferem na fluência da leitura e da escrita possibilitando uma aprendizagem significativa e reflexiva compreendendo os procedimentos indispensáveis para a formação completa.



Não é possível dizer que as hipóteses de leitura são as mesmas que as hipóteses da escrita.
            A hipótese da escrita consiste nas idéias que os alunos constroem sobre a escrita, de que é preciso um número mínimo de letras para que algo esteja escrito como também uma variedade de letras para a realização da leitura.
            As hipóteses de escrita são: pré - silábica (com ou sem valor sonoro), silábico - alfabético, alfabético.
            A hipótese pré – silábica caracteriza- se na criança que ainda supõe que a escrita é outra forma de desenhar, não atribuindo que a escrita é a representação da fala. Escreve na forma de garatujas, sem diferenciar o desenho pictográfico e a escrita alfabética.
            Na hipótese silábica a criança consegue analisar a pauta sonora, atribuindo uma letra para cada sílaba, pois ela já possui um repertório amplo de letras.
            Na hipótese silábica - alfabética a criança já compreendeu que a escrita tem relação com a fala. Escreve as letras que fazem parte da sílaba, porém escreve as sílabas com todas as letras ou utiliza apenas uma letra para cada sílaba.
            Na hipótese alfabética a criança já sabe que a escrita representa a pauta sonora e sabe da natureza dessa relação.
            Já a hipótese de leitura consiste nas idéias que as crianças constroem sobre o que está ou não grafado em um texto escrito e o que se pode ler ou não nele, utilizando as estratégias de leitura.
            As estratégias de leitura compreendem-se em: decodificação, verificação, inferência, seleção e checagem. As crianças aprenderão essas estratégias e farão uso delas à medida que interagirem com a leitura e a escrita. Elas antes mesmo de aprenderem a ler e escrever convencionalmente, constroem idéias que parecem estranhas aos nossos olhos alfabetizados.
            Um bom leitor é aquele que utiliza as estratégias de leitura!




Vanessa Janaína Viana 

Nenhum comentário: