PROJETO: COPA DO MUNDO
(PROJETO EXECUTADO EM 2010 EM PARCERIA COM A PROFESSORA REVATI NASS )
APRESENTAÇÃO
O presente
projeto, pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as
crianças em contato, com o entendimento sobre o evento mundial de grande
repercussão nacional que é a COPA DO MUNDO, proporcionando um aprendizado das
culturas dos países que irão participar do evento, principalmente do país sede,
como também, estimular e valorizar a cultura do nosso país e o esporte
preferido por uma grande parte da população brasileira- O FUTEBOL.
OBJETIVOS
- Conhecer, valorizar e divulgar as diversas
culturas;
- Identificar as
músicas que são relacionadas ao futebol;
- Promover o conhecimento geral sobre o futebol e
suas regras;
- Conhecer a história das copas.
- Identificar cada país e os dias que jogam;
ETAPAS PREVISTAS:
LÍNGUA
PORTUGUESA:
ORALIDADE:
ü Ética e cidadania: Envolver todo o
conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos
povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o
respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se
vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas
estratégias.
ü Pluralidade cultural: Observar a
língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns
países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que
sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.
LEITURA E
ESCRITA:
ü Leituras sobre as copas (jornais,
revistas, livros)
ü Leitura de noticiários diários –
textos jornalísticos;
ü Música da Copa;
ü Atividades de escrita e leitura como
cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades;
ü Organização de Listas de nomes comuns
no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais
personalidades do futebol na Copa;
MATEMÁTICA:
üQuantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra HEXA (bem como: penta,tetra,
tri, bi-campeão)
ü Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
HISTÓRIA /
GEOGRAFIA
ü História das Copas
ü Sede da Copa
ü Localização no mapa da sede da Copa
ü A Bandeira Brasileira
ü A bandeira do país que está sediando a
Copa
ü O respeito às demais seleções
ü Reforçar o espírito patriótico
ü Retrospectiva das Copas
CIÊNCIAS:
ü A saúde: alimentação, prática de
esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso;
ü Cuidados com os fogos e balões.
CULMINÂNCIA:
ü Montar um livrinho da copa com atividades
desenvolvidas nas diversas disciplinas.
CULMINÂNCIA:
LIVRO DE ATIVIDADES SOBRE A COPA - LINK: LIVRO DA COPA
CAMPEONATO ENTRE OS 2º ANOS - VESPERTINO
PROJETO: POR UM CAIC MAIS GENTIL
(PROJETO EXECUTADO EM 2012)
JUSTIFICATIVA
Entendemos
que e educação se recebe, se aprende. Gentileza é algo inerente ao
caráter. Uma pessoa gentil é necessariamente educada.
Mas uma pessoa educada pode não ser gentil. Porém, compreendemos que tudo
pode ser discutido e de alguma forma ser refletido, podendo ser aprendido e
colocado em prática.
Queremos com esse projeto levar nossos
alunos a compreenderem que a gentileza é um sentimento que deve estar presente
no nosso dia- a- dia, nas nossas atitudes, para uma melhor convivência em
grupo.
Acreditamos numa sociedade mais humana, justa e sem preconceitos, em que os cidadãos
atuem compromissados com o bem comum. E, que a escola consiga fortalecer e
renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que
possibilitem a formação cidadã de nossos alunos.
OBJETIVO GERAL
O
objetivo principal deste projeto é despertar o interesse das crianças em estar
refletindo e praticando atitudes gentis com todos que os rodeiam.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Desenvolver e construir valores;
·
Questionar valores vigentes, buscando
novos comportamentos;
·
Conhecer a biografia do profeta
gentileza;
·
Desenvolver atividades utilizando as
tecnologias (computador, máquina digital, vídeos);
·
Desenvolver atividades que envolvam a
base alfabética pois os alunos estão em fase de alfabetização;
·
Demonstrar atitudes gentis no dia a
dia.
METODOLOGIA
Os valores a serem trabalhados deverão
atravessar as áreas de conhecimento.
· Questionar o que é ser gentil;
- Discutir o que é a gentileza;
- Na sala de informática desenvolver as seguintes atividades:
Ø Conhecer
a história do Profeta Gentileza através de apresentação em Power Point ;
Ø Assistir o clipe de Marisa Monte da música Gentileza.
Ø Montar
Acróstico com a palavra GENTILEZA;
· Em sala escrever frases de como sermos
gentis, que depois serão expostas em cartazes com a expressão “GENTILEZA GERA
GENTILEZA”;
- Colocar em prática a gentileza com os colegas na sala: “atenção pessoal vamos realizar atitudes de gentileza com os colegas e com os funcionários da escola.” - dê um beijo no rosto do seu colega; dê um abraço no seu colega; dê um bom dia ou boa tarde para o seu colega; um aperto de mão, um cafuné...
- Realizar dinâmicas de grupos que favoreçam reflexões gentis.
- Confeccionar o boneco do profeta
gentileza de garrafa pet;
- Espalhar pela escola os dizeres
GENTILEZA GERA GENTILEZA com espaços para os alunos das outras turmas
deixarem o seu recado sobre como podemos ser gentis.
- Realizar atividades artísticas:
confecção do boneco “Profeta Gentileza”, desenho demonstrando atitudes
gentis.
- Utilizar a rádio escolar para divulgar o projeto para os demais alunos e incentivá-los a deixarem mensagens de gentileza nos murais.
Dinâmica de Grupo utilizada
Recreio
com cores – a
docente prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04
cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para
distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças. Propõe então, um recreio
diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleginhas que
receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade
de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no
retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." A professora
distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que
se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza
para cada um, o que existe nessa cor...)
A
reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns
valores.
PRODUTO FINAL
Vídeo com as fotos tiradas em atitudes gentis
FOTOS
ATIVIDADES NA SALA DE INFORMÁTICA
CONFECÇÃO DE FLORZINHAS
RECREIO DAS CORES
VÍDEO DO PROJETO
Vídeo elaborado no programa Movie Maker
PROJETO DE LEITURA: ARCA DE NOÉ
PROJETO EXECUTADO EM 2013 EM PARCERIA COM A PROFESSORAS: REVATI NASS (COORDENADORA) E ELIENAI SANTANA
ESSE PROJETO FOI APRESENTADO EM SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DO CURSO PNAIC - 2013
Introdução
A leitura é fundamental para a
aprendizagem do ser humano, pois através dela adquirimos novos conhecimentos,
formamos ou retificamos conceitos, ampliamos nosso vocabulário, dinamizamos o
raciocínio e a interpretação.
O exercício da leitura não
corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato,
interpretar e compreender o que se lê.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997)
a formação de um aluno leitor crítico se faz a partir do momento em que o
professor mostra aos alunos o prazer da leitura, isso ocorre quando seu
trabalho usa de textos diversificados que vão ao encontro da realidade do aluno.
Nesse sentido
Brandão (2006) atribui ao docente:
“A tarefa de propor a leitura de
textos interessantes, que tenham significado para seu grupo de alunos, assim
como proporcionar um bom trabalho de exploração e compreensão desses textos”.
Então o papel da
escola não é só fazer com que os alunos leiam e produzam textos, mas sim, que
leiam e produzam de modo que cada criança seja capaz de gerir sozinha sua
tarefa de leitura e escrita.
Desenvolvimento
Percebendo-se
a necessidade da leitura para a formação do aluno, para a ampliação de seus
conhecimentos e despertando nele o gosto pela leitura e pela compreensão de
seus diversos objetivos, a Escola Municipal Rafaela Abrão propôs e executou o
PROJETO FEIRA LITERÁRIA, o qual consistiu num trabalho com diferentes gêneros
textuais de vários autores nacionais. Cada turma, do 2º ao 9º ano ficou
responsável por um autor, desenvolvendo atividades referentes à biografia e
obras do autor escolhido.
O “pontapé” inicial do projeto foi
dado no dia 18 de abril, quando é comemorado o Dia do Livro Infanto – juvenil.
Neste dia foram desenvolvidas atividades com os poemas de Vinícius de Moraes em
comemoração ao seu Centenário como leitura de alguns de seus poemas nas salas
de aula, suas canções tocadas na rádio da escola durante o recreio, além de
painéis com sua biografia e obras e exposição de livros e gibis para serem
lidos também no recreio. E a culminância deu-se no dia 9 de outubro, com
apresentações e exposições do produto final de cada sala numa feira literária
com a participação da comunidade escolar.
Tendo como referência o Projeto
Feira Literária o 2º ano desenvolveu o “Projeto A Arca de Noé” objetivando o
conhecimento da vida e obra de Vinicius de Moraes trabalhando com os poemas do
livro A arca de Noé do referido autor. Para tanto, utilizamos o livro acima
citado, os CDs Arca de Noé 1 e 2, textos
e vídeos informativos e cartazes, dando ênfase a leitura.
Já
tínhamos a ideia de trabalhar com os poemas do Vinícius de Moraes, pois nesta
etapa da alfabetização o trabalho com textos poéticos proporciona às crianças
momentos de intenso prazer com a linguagem. O projeto veio concretizar nossa
ideia.
Após a data de início do projeto
colocamos em nossa rotina semanal atividades relacionadas ao projeto.
O trabalho com poemas em especial os
que possuem rimas e musicalidade possibilita situações que ampliam o repertório
das crianças na mesma medida que refletem sobre as relações entre o oral e o
escrito de forma significativa e lúdica atribuindo sentido para quem lê ou quem
ouve.
Os poemas musicados facilitaram nosso
trabalho, pois utilizamos os textos escritos em cartazes, como também, as
canções para acompanhar a leitura com sonoridade - as crianças sempre pediam
para repetir diversas vezes -, transformando a leitura num momento de deleite, desfrutando,
assim, de uma literatura de qualidade.
Iniciamos
o projeto antes do “pontapé” inicial com a produção de um “livrão” sobre
Vinicius de Moraes contemplando biografia e obras que foi exposto no Dia do
Livro.
Para a produção do “livrão” foram
desenvolvidas atividades relacionadas com os textos do livro “A Arca de Noé”.
Iniciamos com uma leitura deleite do texto “A casa” (poema contido no livro) o
qual gostaram muito, pois já conheciam. Perguntei para eles quem escreveu esse
poema? Ninguém sabia, nem quiseram arriscar um nome de autor conhecido. Falei que
esse poema conhecido, por eles, como música foi escrito por Vinícius de Moraes
e, que o ano de 2013 é o ano do seu centenário. Nesta ocasião a pergunta “o que
é centenário?” surgiu como um coro. Indaguei sobre qual palavra parece com a
palavra “centenário”? Eles responderam “cemitério, cenário, (...) não relacionando
ao número cem. Resolvemos, então, levá-los a sala de tecnologia para conhecer
um pouco sobre a biografia de Vinícius de Moraes, sua história, onde nasceu,
suas obras e o porquê da palavra centenário, tudo isso, em apresentação
utilizando o data show. Em seguida, propomos uma pesquisa na internet sobre o
autor e imagens relacionadas ao mesmo.
Na
sala de aula foi discutido o que foi aprendido durante a apresentação e
pesquisa. Os alunos ilustraram a cidade natal do autor e alguns poemas que
foram organizados em forma de “livrão”, apresentado em flip chart no Dia do Livro.
Após
o Dia do Livro começamos a trabalhar semanalmente alguns poemas para confecção
de um livro individual com atividades de leitura e artísticas. O livro
individual de leitura foi trabalhado um dia por semana, e, neste dia, durante a
roda de leitura foi apresentado o vídeo do poema musicado que seria trabalhado
neste dia e em alguns casos textos informativos, por exemplo: sobre a foca - a
vida marinha, o leão - animais selvagens.
No
livro individual foram trabalhados os seguintes poemas: Galinha d’ Angola, As
borboletas, A foca, A casa, O gato, O pato, O elefantinho, O relógio, O ar e
Aquarela.
Para
trabalhar cada poema primeiramente apresentamos o texto em um cartaz para
realizar a leitura coletiva, logo após, ouvíamos o poema musicado o que
facilitou a entonação e sonorização do poema durante a leitura. Logo após essas
leituras, os alunos realizaram a leitura individual do poema e as atividades
referentes ao texto. Como por exemplo:
no poema “Pato” foi pedido para ler o
poema e circular as palavras iniciadas com a letra “P” registrando-as; no texto “Galinha d’ Angola”
foi pedido para ler o poema e relacionar palavras a imagens relacionadas ao
texto, seguida de atividade artística que consistia em transferir o formato da
própria mão para o papel utilizando lápis e pintando a figura transformando-a
em uma galinha. Cada poema do livro individual continha atividades relacionadas
à leitura e uma artística.
O
último poema trabalhado no livro individual foi “Aquarela” que mesmo não
fazendo parte do livro “Arca de Noé” é muito conhecido e, desperta o interesse
e a imaginação das crianças. Por isso, este foi escolhido para encerrar o livro.
Após a leitura coletiva, cada aluno realizou uma ilustração em seu livro
individual representando o que entendeu do poema. Outras ilustrações acerca do
mesmo poema também foram realizadas individualmente no chão do pátio da Escola,
sendo registradas pela professora através de máquina fotográfica e as imagens foram
utilizadas na elaboração de um vídeo que foi exibido na culminância do Projeto
da Feira Literária.
Durante a leitura individual de cada poema os
alunos utilizaram estratégias de leitura variadas, realizando inferência e
estabelecendo a relação fonológica refletindo, também, sobre o Sistema de
Escrita Alfabética (SEA).
Paralelas
ao livro individual foram desenvolvidas duas atividades, em dupla, na sala de
tecnologia. Na primeira atividade realizamos uma releitura de cada verso do
poema “Leão” utilizando o aplicativo Paint
do Windows. A segunda consistiu na escolha, pela dupla, de um dos poemas
estudados que utilizando o aplicativo Zoho Show contido no Google Drive,
montaram uma apresentação com imagens do Vinícius de Moraes e do poema
escolhido produzindo um pequeno texto sobre o que aprenderam sobre eles.
Conclusão
O
presente projeto impulsionou os alunos a construírem interesse pela leitura
tornando-a prazerosa.
O
Trabalho com poemas favorece o interesse pela leitura, pois a sua sonoridade
através de rimas é apresentado de forma divertida para o leitor. Com isso, os
alunos puderam ampliar o seu vocabulário e construir hipóteses sobre a leitura
e apropriando-se do sistema de escrita, além de terem acesso a uma literatura
de qualidade.
Percebemos
que durante o desenvolvimento das atividades os alunos envolveram-se plenamente
nas leituras, até mesmo os alunos que ainda se encontravam no nível inicial de
leitura demonstraram interesse, foram atraídos pelos cartazes e pelas músicas,
contagiados pela sonoridade e musicalidade dos poemas.
Através
dos textos e vídeos informativos os alunos puderam conhecer sobre outro tipo de
literatura e refletir sobre a vida dos animais marinhos e selvagens em seu
habitat natural, realizando inferências e interpretações de informações
implícitas nos poemas, como no poema “A foca” em que a mesma deve trabalhar
para ganhar uma sardinha levando os alunos a refletirem sobre os animais que
vivem nos circos, comparando com as informações contidas no texto e vídeo informativo.
A
proposta de construção do livro individual foi também essencial nesse trabalho,
tornando-o enriquecedor em vários aspectos, pois além de aprenderem sobre os
poemas, as crianças procuram realizar as atividades com capricho, uma vez que
tinham conhecimento que esse seria exposto e socializado na ocasião da
culminância da Feira Literária, aprendendo assim, a mobilizar o seu
conhecimento visando à participação na sociedade de forma mais ativa.
Alfabetizar
é um desafio permanente! Por isso, faz-se necessário repensar a prática,
apontando e avaliando os pontos positivos e negativos e principalmente se os
objetivos propostos foram alcançados, para num próximo momento poder replanejar
e realizar as adaptações necessárias.
Considerando
o aqui foi exposto, podemos afirmar que o Projeto “A arca de Noé” e o Projeto
Feira Literária conseguiram alcançar os objetivos propostos, proporcionando a
todos os participantes uma aprendizagem significativa e prazerosa.
REFERÊNCIAS
BRANDÃO.
Ana Carolina Perrusi. Leitura e produção
de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
BRASIL,
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. DIRETORIA DE APOIO A GESTÃO EDUCACIONAL. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ano 02. Brasília: MEC/SEB, 2012.
BRASIL, SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros
curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília:
MEC/SEF, 1997.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE
CADERNO DE ATIVIDADES LINK: CADERNO DE ATIVIDADES VINÍCIUS DE MORAES
RELEITURA DO POEMA: O LEÃO
O LEÃO EM ZOHO SHOW
VÍDEO DO PROJETO
CADERNO DE ATIVIDADES LINK: CADERNO DE ATIVIDADES VINÍCIUS DE MORAES
RELEITURA DO POEMA: O LEÃO
O LEÃO EM ZOHO SHOW
Nenhum comentário:
Postar um comentário