PROJETOS

PROJETO: COPA DO MUNDO

(PROJETO EXECUTADO EM 2010  EM PARCERIA COM A PROFESSORA REVATI NASS )

APRESENTAÇÃO

O presente projeto, pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com o entendimento sobre o evento mundial de grande repercussão nacional que é a COPA DO MUNDO, proporcionando um aprendizado das culturas dos países que irão participar do evento, principalmente do país sede, como também, estimular e valorizar a cultura do nosso país e o esporte preferido por uma grande parte da população brasileira- O FUTEBOL.

OBJETIVOS

  •       Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas;
  •       Identificar as  músicas que são relacionadas ao futebol;
  •       Promover o conhecimento geral sobre o futebol e suas regras;
  •       Conhecer a história das copas.
  •      Identificar cada país e os dias que jogam;


ETAPAS PREVISTAS:


LÍNGUA PORTUGUESA:

ORALIDADE:


ü  Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.

ü  Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.


LEITURA E ESCRITA:

ü  Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros)
ü  Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;
ü  Música da Copa;
ü  Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades;
ü  Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;

MATEMÁTICA:

üQuantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra HEXA (bem como: penta,tetra, tri, bi-campeão)
ü   Quantidade de jogadores num jogo de futebol.


HISTÓRIA / GEOGRAFIA

ü  História das Copas
ü  Sede da Copa
ü  Localização no mapa da sede da Copa
ü  A Bandeira Brasileira
ü  A bandeira do país que está sediando a Copa
ü  O respeito às demais seleções
ü   Reforçar o espírito patriótico
ü  Retrospectiva das Copas


CIÊNCIAS:

ü  A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso;
ü  Cuidados com os fogos e balões.


CULMINÂNCIA:

ü  Montar um livrinho da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.


LIVRO DE ATIVIDADES SOBRE A COPA - LINK: LIVRO DA COPA




CAMPEONATO ENTRE OS 2º ANOS - VESPERTINO









PROJETO: POR UM CAIC MAIS GENTIL

(PROJETO EXECUTADO EM 2012)

JUSTIFICATIVA

       Entendemos que e educação  se  recebe, se aprende. Gentileza é algo inerente ao caráter. Uma  pessoa  gentil  é  necessariamente educada. Mas uma pessoa educada pode não ser gentil. Porém, compreendemos que tudo pode ser discutido e de alguma forma ser refletido, podendo ser aprendido e colocado em prática.
         Queremos com esse projeto levar nossos alunos a compreenderem que a gentileza é um sentimento que deve estar presente no nosso dia- a- dia, nas nossas atitudes, para uma melhor convivência em grupo.
       Acreditamos  numa sociedade mais humana,  justa e sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum. E, que a escola consiga fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação cidadã de nossos alunos.

 OBJETIVO GERAL 

O objetivo principal deste projeto é despertar o interesse das crianças em estar refletindo e praticando atitudes gentis com todos que os rodeiam. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

·        Desenvolver e construir valores;
·        Questionar valores vigentes, buscando novos comportamentos;
·        Conhecer a biografia do profeta gentileza;
·        Desenvolver atividades utilizando as tecnologias (computador, máquina digital, vídeos);
·        Desenvolver atividades que envolvam a base alfabética pois os alunos estão em fase de alfabetização;
·        Demonstrar atitudes gentis no dia a dia.

METODOLOGIA 

Os valores a serem trabalhados deverão atravessar as áreas de conhecimento.
  
·    Questionar o que é ser gentil;
  • Discutir o que é a gentileza;
  • Na sala de informática  desenvolver as seguintes atividades:
Ø Conhecer a história do Profeta Gentileza através de apresentação em Power Point;
Ø Assistir  o clipe de Marisa Monte da música Gentileza.
Ø Montar Acróstico  com a palavra GENTILEZA;

· Em sala escrever frases de como sermos gentis, que depois serão expostas em cartazes com a expressão “GENTILEZA GERA GENTILEZA”;
  • Colocar em prática a gentileza com os colegas na sala: “atenção pessoal vamos realizar atitudes de gentileza com os colegas e com os funcionários da escola.” - dê um beijo no rosto do seu colega; dê um abraço no seu colega; dê um bom dia ou boa tarde para o seu colega; um aperto de mão, um cafuné...
  • Realizar dinâmicas de grupos que favoreçam reflexões gentis.
  • Confeccionar o boneco do profeta gentileza de garrafa pet;
  • Espalhar pela escola os dizeres GENTILEZA GERA GENTILEZA com espaços para os alunos das outras turmas deixarem o seu recado sobre como podemos ser gentis.
  • Realizar atividades artísticas: confecção do boneco “Profeta Gentileza”, desenho demonstrando atitudes gentis.
  • Utilizar a rádio escolar para divulgar o projeto para os demais alunos e incentivá-los a deixarem mensagens de gentileza nos murais. 


Dinâmica de Grupo utilizada

Recreio com cores – a docente prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças. Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleginhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)

A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores.

PRODUTO FINAL 

Vídeo com as fotos tiradas em atitudes gentis


BIOGRAFIA ESTUDADA






ATIVIDADE NA SALA DE  INFORMÁTICA




FOTOS

ATIVIDADES NA SALA DE INFORMÁTICA







CONFECÇÃO DE FLORZINHAS




LEITURA E ATIVIDADES 







CADERNO DE ATIVIDADE NO LINK: LIVRO GENTILEZA

GESTOS GENTIS 




RECREIO DAS CORES








VÍDEO DO PROJETO


Vídeo elaborado no programa Movie Maker













PROJETO DE LEITURA: ARCA DE NOÉ

PROJETO EXECUTADO EM 2013 EM PARCERIA COM A PROFESSORAS: REVATI NASS (COORDENADORA) E ELIENAI SANTANA

ESSE PROJETO FOI APRESENTADO EM SEMINÁRIO  DE ENCERRAMENTO DO CURSO PNAIC - 2013



Introdução
            A leitura é fundamental para a aprendizagem do ser humano, pois através dela adquirimos novos conhecimentos, formamos ou retificamos conceitos, ampliamos nosso vocabulário, dinamizamos o raciocínio e a interpretação.
            O exercício da leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê.
            Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) a formação de um aluno leitor crítico se faz a partir do momento em que o professor mostra aos alunos o prazer da leitura, isso ocorre quando seu trabalho usa de textos diversificados que vão ao encontro da realidade do aluno.           
Nesse sentido Brandão (2006) atribui ao docente:
A tarefa de propor a leitura de textos interessantes, que tenham significado para seu grupo de alunos, assim como proporcionar um bom trabalho de exploração e compreensão desses textos”.

Então o papel da escola não é só fazer com que os alunos leiam e produzam textos, mas sim, que leiam e produzam de modo que cada criança seja capaz de gerir sozinha sua tarefa de leitura e escrita.

Desenvolvimento

Percebendo-se a necessidade da leitura para a formação do aluno, para a ampliação de seus conhecimentos e despertando nele o gosto pela leitura e pela compreensão de seus diversos objetivos, a Escola Municipal Rafaela Abrão propôs e executou o PROJETO FEIRA LITERÁRIA, o qual consistiu num trabalho com diferentes gêneros textuais de vários autores nacionais. Cada turma, do 2º ao 9º ano ficou responsável por um autor, desenvolvendo atividades referentes à biografia e obras do autor escolhido.
            O “pontapé” inicial do projeto foi dado no dia 18 de abril, quando é comemorado o Dia do Livro Infanto – juvenil. Neste dia foram desenvolvidas atividades com os poemas de Vinícius de Moraes em comemoração ao seu Centenário como leitura de alguns de seus poemas nas salas de aula, suas canções tocadas na rádio da escola durante o recreio, além de painéis com sua biografia e obras e exposição de livros e gibis para serem lidos também no recreio. E a culminância deu-se no dia 9 de outubro, com apresentações e exposições do produto final de cada sala numa feira literária com a participação da comunidade escolar.
            Tendo como referência o Projeto Feira Literária o 2º ano desenvolveu o “Projeto A Arca de Noé” objetivando o conhecimento da vida e obra de Vinicius de Moraes trabalhando com os poemas do livro A arca de Noé do referido autor. Para tanto, utilizamos o livro acima citado, os CDs  Arca de Noé 1 e 2, textos e vídeos informativos e cartazes, dando ênfase a leitura.
Já tínhamos a ideia de trabalhar com os poemas do Vinícius de Moraes, pois nesta etapa da alfabetização o trabalho com textos poéticos proporciona às crianças momentos de intenso prazer com a linguagem. O projeto veio concretizar nossa ideia.
            Após a data de início do projeto colocamos em nossa rotina semanal atividades relacionadas ao projeto.
            O trabalho com poemas em especial os que possuem rimas e musicalidade possibilita situações que ampliam o repertório das crianças na mesma medida que refletem sobre as relações entre o oral e o escrito de forma significativa e lúdica atribuindo sentido para quem lê ou quem ouve.
            Os poemas musicados facilitaram nosso trabalho, pois utilizamos os textos escritos em cartazes, como também, as canções para acompanhar a leitura com sonoridade - as crianças sempre pediam para repetir diversas vezes -, transformando a leitura num momento de deleite, desfrutando, assim, de uma literatura de qualidade.
Iniciamos o projeto antes do “pontapé” inicial com a produção de um “livrão” sobre Vinicius de Moraes contemplando biografia e obras que foi exposto no Dia do Livro.           
            Para a produção do “livrão” foram desenvolvidas atividades relacionadas com os textos do livro “A Arca de Noé”. Iniciamos com uma leitura deleite do texto “A casa” (poema contido no livro) o qual gostaram muito, pois já conheciam. Perguntei para eles quem escreveu esse poema? Ninguém sabia, nem quiseram arriscar um nome de autor conhecido. Falei que esse poema conhecido, por eles, como música foi escrito por Vinícius de Moraes e, que o ano de 2013 é o ano do seu centenário. Nesta ocasião a pergunta “o que é centenário?” surgiu como um coro. Indaguei sobre qual palavra parece com a palavra “centenário”? Eles responderam “cemitério, cenário, (...) não relacionando ao número cem. Resolvemos, então, levá-los a sala de tecnologia para conhecer um pouco sobre a biografia de Vinícius de Moraes, sua história, onde nasceu, suas obras e o porquê da palavra centenário, tudo isso, em apresentação utilizando o data show. Em seguida, propomos uma pesquisa na internet sobre o autor e imagens relacionadas ao mesmo.
Na sala de aula foi discutido o que foi aprendido durante a apresentação e pesquisa. Os alunos ilustraram a cidade natal do autor e alguns poemas que foram organizados em forma de “livrão”, apresentado em flip chart  no Dia do Livro.
Após o Dia do Livro começamos a trabalhar semanalmente alguns poemas para confecção de um livro individual com atividades de leitura e artísticas. O livro individual de leitura foi trabalhado um dia por semana, e, neste dia, durante a roda de leitura foi apresentado o vídeo do poema musicado que seria trabalhado neste dia e em alguns casos textos informativos, por exemplo: sobre a foca - a vida marinha, o leão - animais selvagens.
No livro individual foram trabalhados os seguintes poemas: Galinha d’ Angola, As borboletas, A foca, A casa, O gato, O pato, O elefantinho, O relógio, O ar e Aquarela.
Para trabalhar cada poema primeiramente apresentamos o texto em um cartaz para realizar a leitura coletiva, logo após, ouvíamos o poema musicado o que facilitou a entonação e sonorização do poema durante a leitura. Logo após essas leituras, os alunos realizaram a leitura individual do poema e as atividades referentes ao texto.  Como por exemplo: no poema “Pato”  foi pedido para ler o poema e circular as palavras iniciadas com a letra “P”  registrando-as; no texto “Galinha d’ Angola” foi pedido para ler o poema e relacionar palavras a imagens relacionadas ao texto, seguida de atividade artística que consistia em transferir o formato da própria mão para o papel utilizando lápis e pintando a figura transformando-a em uma galinha. Cada poema do livro individual continha atividades relacionadas à leitura e uma artística.
O último poema trabalhado no livro individual foi “Aquarela” que mesmo não fazendo parte do livro “Arca de Noé” é muito conhecido e, desperta o interesse e a imaginação das crianças. Por isso, este foi escolhido para encerrar o livro. Após a leitura coletiva, cada aluno realizou uma ilustração em seu livro individual representando o que entendeu do poema. Outras ilustrações acerca do mesmo poema também foram realizadas individualmente no chão do pátio da Escola, sendo registradas pela professora através de máquina fotográfica e as imagens foram utilizadas na elaboração de um vídeo que foi exibido na culminância do Projeto da Feira Literária.
 Durante a leitura individual de cada poema os alunos utilizaram estratégias de leitura variadas, realizando inferência e estabelecendo a relação fonológica refletindo, também, sobre o Sistema de Escrita Alfabética (SEA).                                                               
Paralelas ao livro individual foram desenvolvidas duas atividades, em dupla, na sala de tecnologia. Na primeira atividade realizamos uma releitura de cada verso do poema “Leão” utilizando o aplicativo Paint do Windows. A segunda consistiu na escolha, pela dupla, de um dos poemas estudados que utilizando o aplicativo Zoho Show contido no Google Drive, montaram uma apresentação com imagens do Vinícius de Moraes e do poema escolhido produzindo um pequeno texto sobre o que aprenderam sobre eles.

Conclusão
O presente projeto impulsionou os alunos a construírem interesse pela leitura tornando-a prazerosa.
O Trabalho com poemas favorece o interesse pela leitura, pois a sua sonoridade através de rimas é apresentado de forma divertida para o leitor. Com isso, os alunos puderam ampliar o seu vocabulário e construir hipóteses sobre a leitura e apropriando-se do sistema de escrita, além de terem acesso a uma literatura de qualidade.
Percebemos que durante o desenvolvimento das atividades os alunos envolveram-se plenamente nas leituras, até mesmo os alunos que ainda se encontravam no nível inicial de leitura demonstraram interesse, foram atraídos pelos cartazes e pelas músicas, contagiados pela sonoridade e musicalidade dos poemas.
Através dos textos e vídeos informativos os alunos puderam conhecer sobre outro tipo de literatura e refletir sobre a vida dos animais marinhos e selvagens em seu habitat natural, realizando inferências e interpretações de informações implícitas nos poemas, como no poema “A foca” em que a mesma deve trabalhar para ganhar uma sardinha levando os alunos a refletirem sobre os animais que vivem nos circos, comparando com as informações contidas no texto e vídeo informativo.
A proposta de construção do livro individual foi também essencial nesse trabalho, tornando-o enriquecedor em vários aspectos, pois além de aprenderem sobre os poemas, as crianças procuram realizar as atividades com capricho, uma vez que tinham conhecimento que esse seria exposto e socializado na ocasião da culminância da Feira Literária, aprendendo assim, a mobilizar o seu conhecimento visando à participação na sociedade de forma mais ativa.
Alfabetizar é um desafio permanente! Por isso, faz-se necessário repensar a prática, apontando e avaliando os pontos positivos e negativos e principalmente se os objetivos propostos foram alcançados, para num próximo momento poder replanejar e realizar as adaptações necessárias.
Considerando o aqui foi exposto, podemos afirmar que o Projeto “A arca de Noé” e o Projeto Feira Literária conseguiram alcançar os objetivos propostos, proporcionando a todos os participantes uma aprendizagem significativa e prazerosa.


REFERÊNCIAS


BRANDÃO. Ana Carolina Perrusi. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. DIRETORIA DE APOIO A GESTÃO EDUCACIONAL.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ano 02.  Brasília: MEC/SEB, 2012.

BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.




APRESENTAÇÃO DO PROJETO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE
















CADERNO DE ATIVIDADES LINK: CADERNO DE ATIVIDADES VINÍCIUS DE MORAES




RELEITURA DO POEMA: O LEÃO

O LEÃO EM ZOHO SHOW




VÍDEO DO PROJETO



Nenhum comentário: