Na busca por uma
aprendizagem significativa destacamos a necessidade do brincar no ambiente
escolar. Diante desta proposta, entende-se que para que haja essa aprendizagem
é necessário que a equipe esteja envolvida e comprometida com a afetividade e a
sensibilização com o ato de brincar.
Compreende-se o
brincar, o lúdico, como um dos contextos de desenvolvimento da criança, dando-a
condições para seu crescimento físico, social e emocional. Durante as
brincadeiras, as crianças convivem, exploram, conhecem, constroem uma visão de
mundo e se interagem umas com as outras e com os adultos, construindo
significados e conhecimentos.
É na brincadeira,
usando a ludicidade que a criança pode sentir-se sujeito, estabelecer regras,
ser autor. Com a liberdade para fantasiar, correr, brincar, com os outros ou
sozinho, aprendendo a lidar com os seus sentimentos. É importante que os
adultos respeitem o momento da brincadeira e saiba quando intervir. Essa idéia
é bastante importante para pensar o respeito ao outro e conviver com as
diferenças se respeitando também. A criança ao brincar, quando depara com uma
situação-problema, gerada pela brincadeira, e tenta resolvê-la a fim de
alcançar seu objetivo, cria procedimentos, organiza-os em formas de estratégias
e avalia-os em função dos resultados obtidos, bons ou maus.
Com o objetivo de aprender
bem, destaca-se um fator primordial, a sensibilidade, pois se aprende muito e
bem com quem se gosta, quando se respeita, quando se reconhece como um ser
humano e não apenas um aluno. É de justiça oferecer aos alunos oportunidades de
sentir o lúdico, de viver o lúdico.
Conclui-se então que é importante que o brincar seja
compreendido pela educação, ou melhor, pela escola, fazendo-o imprescindível,
para que este eficiente recurso possa ser utilizado adequadamente, realizando
assim uma aprendizagem de qualidade.
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