terça-feira, 21 de julho de 2015

O BRINCAR PARA APRENDER

Na busca por uma aprendizagem significativa destacamos a necessidade do brincar no ambiente escolar. Diante desta proposta, entende-se que para que haja essa aprendizagem é necessário que a equipe esteja envolvida e comprometida com a afetividade e a sensibilização com o ato de brincar.
Compreende-se o brincar, o lúdico, como um dos contextos de desenvolvimento da criança, dando-a condições para seu crescimento físico, social e emocional. Durante as brincadeiras, as crianças convivem, exploram, conhecem, constroem uma visão de mundo e se interagem umas com as outras e com os adultos, construindo significados e conhecimentos.
É na brincadeira, usando a ludicidade que a criança pode sentir-se sujeito, estabelecer regras, ser autor. Com a liberdade para fantasiar, correr, brincar, com os outros ou sozinho, aprendendo a lidar com os seus sentimentos. É importante que os adultos respeitem o momento da brincadeira e saiba quando intervir. Essa idéia é bastante importante para pensar o respeito ao outro e conviver com as diferenças se respeitando também. A criança ao brincar, quando depara com uma situação-problema, gerada pela brincadeira, e tenta resolvê-la a fim de alcançar seu objetivo, cria procedimentos, organiza-os em formas de estratégias e avalia-os em função dos resultados obtidos, bons ou maus.
Com o objetivo de aprender bem, destaca-se um fator primordial, a sensibilidade, pois se aprende muito e bem com quem se gosta, quando se respeita, quando se reconhece como um ser humano e não apenas um aluno. É de justiça oferecer aos alunos oportunidades de sentir o lúdico, de viver o lúdico.

 Conclui-se então que é importante que o brincar seja compreendido pela educação, ou melhor, pela escola, fazendo-o imprescindível, para que este eficiente recurso possa ser utilizado adequadamente, realizando assim uma aprendizagem de qualidade.

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